A linha do Oeste em 5 fins de semana

Uma escapadela boa de se fazer com a nossa bicicleta dobrável é descobrir, ou redescobrir, o Oeste. A linha do Oeste é uma via não electrificada com pequenos comboios antigos, a gasóleo que a um ritmo muito próprio, vão mostrando as belas paisagens pitorescas que, para quem parte de Lisboa, começam logo a seguir à estação de Meleças em Sintra.


Deixo aqui 5 propostas, para 5 fins de semana:





Óbidos
Vila conhecida pelo seu castelo, a famosa ginja e o irresistível chocolate.
Fica apenas a 1km da estação (ver Google maps)




Torres Vedras
Cidade pacata, cada vez mais humana. Agora sem automóveis no centro,  um sistema de bicicletas partilhadas chamado de Agostinhas em homenagem ao ciclista Joaquim Agostinho. É também a cidade Europeia do Vinho este ano. 
A estação fica mesmo na cidade.




S. Martinho do Porto
Um ambiente mais praieiro, paisagens brutais, a baía de S. Martinho, o cheiro a maresia e gastronomia à base de peixes grelhados. É também mais sossegada do que a vizinha Nazaré com afluência de turistas moderada.
A estação fica mesmo na vila




Nazaré
Uma vila que dispensa apresentações, mas apresentando na mesma. A vila das mulheres com sete saias e homens de barrete preto.  A recentemente aclamada "capital do surf" em Portugal  oferece muita boa vista, um ascensor que liga o centro ao Sitio, a praia e boa comida. Mais movimentada do que S.Martinho, devido ao turismo e grande densidade populacional. Oferece muito comércio local, restaurantes e pousadas.
A estação mais próxima e com mais horários é a Valado (5.6kms pela N8 - ver G. maps) mas tem bastantes subidas, menos acessível a quem não usa a bicicleta regularmente. A mais acessível é Famalicão da Nazaré, sem uma unica subida (9kms pela N242 - ver G.maps)




Leiria
A maior cidade do centro do país. O Castelo lá no alto, o bonito rio Lis que rompe pela cidade, o estádio de futebol construido para o Euro 2004. A noite de Leiria tem uma luz muito própria amarelada, (incluindo o Castelo) e dezenas de bares e espaços de convívio.
A estação fica próxima do centro.

______________

Podes levar qualquer bicicleta nos comboios, embora eu recomende sempre uma dobrável ou minivelo, que é mais versátil para estas ocasiões, podes deixar no quarto do hotel/pensão e há comboios mesmo pequenos como o Allan 360, muito giro, que parece uma lagarta no meio de tanto verde. E se quiseres voltar de autocarro que é um pouco mais rápido e com mais horários, não ficas apeado(a).



A sul a linha começa em Meleças-Sintra, mas na prática podes apanhar alguns dos comboios já em Sta Apolónia ou Entrecampos/Sete Rios/Benfica. A norte começa em Coimbra ou Figueira da Foz (ligação urbana)
 É importante guardares este link: cp.pt/passageiros/pt/consultar-horarios para programar e evitar ficar muito tempo nas estações à espera.
Também há o horário em pdf que podes descarregar aqui, mas indo ao site é mais prático.

Bons finais de semana :)


Comentários