Scooter vs Bicicleta

Apesar de serem ambas opções válidas para deslocações diárias na cidade, a bicicleta para além de mais conhecida, permite atingir velocidades que a scooter, pela sua simples mecânica não consegue atinge. Então quais são as reais vantagens de uma scooter?



A britânica Swifty Scooters, a minha marca de eleição para scooters dobráveis fez uma comparação muito completa sobre estes dois veículos, destacando as vantagens da scooter.




Estradas perigosas
A razão numero um que inibe a maioria das pessoas de usar a bicicleta na cidade. Se a infraestrutura ciclável é deficiente, a maioria não está disposta a arriscar a vida a caminho do trabalho. A Scooter de pé é uma excelente alternativa porque permite combinar a estrada com o passeio ou mesmo evitar completamente a estrada. Para além de que é mais fácil incluir os miudos nas deslocações e ganharem autonomia mais rapidamente.




Postura direita e sem feridas na bunda
A postura em pé de uma scooter não só permite alguma adrenalina ao fazer uma descida, como também poupa as costas e o pescoço. Talvez não seja a posição mais aerodinâmica, mas é o suficiente para alguns kms que é precisamente o objectivo de uma scooter ou bicicleta dobrável. E não tendo selim, evita o desconforto típico da maioria dos selins. Qualquer pessoa que tenha passado demasiado tempo em cima de um, sabe disso.



Stress 
Não há apenas um factor de risco associado ao ciclismo na estrada, há também um fator de stress. É evidente que o exercício é uma boa ferramenta para relaxar, mas porquê estragar esse prazer com o stress de levar a todo o minuto com automóveis, camiões, autocarros, táxis e ainda buracos. Esse cenário muda radicalmente com uma scooter que é mais flexível ao permitir misturar os vários tipos de terreno (asfalto, passeio, trilhos)



Fácil manutenção
Uma scooter tem menos partes móveis e, portanto, requer menos manutenção do que uma bicicleta. Apenas uma verificação rápida de pneus, travões e está feito.

Não há necessidade de roupas especiais
Claro que quem usa uma bicicleta para se deslocar não usa "roupas especiais". Numa scooter é igual acrescentando que não há também a possibilidade de se sujar porque não há corrente, nem carretos, nem pedaleiro, nada. É só empurrar com o pé e ir!



Preço, Peso e Dobragem
Uma SwiftyONE é cerca de metade do preço e do peso de uma bicicleta dobrável de qualidade comparável e com muito menos manutenção. O mecanismo de dobragem da SwiftyONE tem uma clara vantagem porque ser transportada com a roda no chão tipo troley. Também tem um perfil muito estreito para arrumação (mais estreita do que uma Brompton com o mesmo tamanho de roda)



Velocidade
A bicicleta ganha em velocidade tendo uma clara vantagem mecânica. No entanto sugerimos que reflita nas palavras de Mahatma Gandhi,

“Há mais coisas na vida do que aumentar sua velocidade”

Artigo original 


Podes encomendar uma Swifty Scooter na loja do blog

Segue o minivelocentral.com aquirecebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.

Comentários