
Nos anos 50, Alex Moulton desenvolveu uma pequena bicicleta em aço, com suspensão frontal e traseira inspirada nos sistemas de molas que ele próprio desenvolveu para o automóvel desenhado pelo seu amigo Alex Issigonis nos anos 50, o Mini.
![]() |
ALEX MOULTON (1920-2012) |
A primeira Moulton foi lançada em 1962 no Earls Court Cycle Show e rapidamente a mini bicicleta se tornou um sucesso, a par do famoso mini carro. A moda deu o empurrão que qualquer marca recente precisa e em poucos anos a Moulton Bicycles já era o segundo maior fabricante de bicicletas a seguir à Raleigh.
Alex Moulton é considerado o pai das "bicicletas de adulto com rodas pequenas" que se dividem actualmente entre dobráveis e minivelos, sendo as ultimas versões minis das estradeiras de quadro diamante e popularizadas no oriente.
![]() |
"F" Frame |
![]() |
MK1 |
Pelas fracas vendas da MK3, a Raleigh decidiu desfazer-se da Moulton. Na altura também lançou a famosa Chopper com mudanças no quadro e que roubou toda a atenção à nova Moulton. A malta dos anos 70/80 como eu, conhece esta chopper através das versões nacionais de marcas como a Órbita.
A Moulton com quadro F já não é produzida embora tenha sido feita uma edição especial no Japão pela Bridgestone no ano 2000.
Consegues encontrar quadros, peças e bicicletas completas no Ebay e há uma grande procura para restauros, valorizando imenso esta versão da Moulton. Há também uma grande quantidade de publicações e para além de inúmeros sites e blogs dedicados também há o Moulton Bicycle Club
![]() |
MOULTON BRIDGESTONE - JAPÃO |
Para massificar as vendas, foi feita uma variante mais barata do design da bicicleta AM, o APB (All-Purpose Bicycle) e foi produzida sob licença pela Pashley Cycles de 1992 a 2005. Para reduzir custos, a Pashley tentou ao máximo deixar de usar componentes proprietários, por exemplo em vez de rodas de 17 x 1 ¼ polegada (369mm), adoptou as trodas 20" (406mm)
Em 2005, o design da Pashley-Moulton foi atualizado para criar a série TSR: versões mais leves e de alto desempenho da Pashley-Moulton substituindo o APB. A produção de desenhos da Moulton pela Pashley terminou após a criação da Moulton Cycle em 2008
![]() |
A Moulton de quadro F usava rodas 16 x 1 3/8 (349 mm) e a versão MIDI 14 x 1 3/8 (298 mm) |
SPACE-FRAME
![]() |
Space-Frame |
Foi em 1977 que Alex Moulton começou a desenvolver um novo quadro o "space-frame" muito mais leve e moderno, que mantém até aos dias de hoje, tendo sido usado inclusive em provas oficiais sendo vencedor de diversos prémios. Estas bicicletas são também muito procuradas por cicloturistas.
![]() |
Actualmente as Moulton usam rodas 17" ou 20" |
Dependendo do modelo, os quadros Space são construídos com tubagens Reynolds 953, Reynolds 525, NiCrMo e Columbus e são usadas rodas 17" (369mm) ou 20"(406mm)
A qualidade de topo dos materiais, construção à mão e sem pressas, assim como as suspensões (frontal e traseira) fazem destas bicicletas um objecto de desejo e também de uma valorização única, tendo a Moulton entrado no registo de culto e coleccionismo, com milhares de seguidores por todo o mundo, tal como a velha Brompton.
Podes conhecer toda a gama de bicicletas Moulton Space-frame aqui e conhecer a história da Moulton com mais detalhes aqui (traduzido pelo Google)
Já podes aceder à loja bkportugal.com, que tem todos os modelos disponíveis para importação, montagem e entregue na loja ou enviado por correio
Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.
Comentários
Enviar um comentário