Tern BYB a mini bicicleta dobrável de roda 20


Depois de ter anunciado a semana passada que hoje, 29 de Maio, ia revelar mais uma criação, a Tern presenteou os fãs com uma bonita máquina de 20" e um sistema novo de dobragem, TriFold, que conforme indica o nome é a dobragem em 3.


A nova maneira de a dobrar apesar de não ser a mais rápida (a dobragem em N das outras Tern são 5/7s e esta 30s) é a mais inteligente, permitindo ocupar menos 30% de espaço de uma dobrável convencional de roda 20

A dobragem em 3 permite encurtar ainda mais o quadro e no caso da Tern em particular tenho absoluta confiança que não descuraram na robustez e segurança. Sim, já não bastava uma dobradiça, agora são duas.



Mas não são duas dobradiças quaisquer, afinal de contas esta é a marca que desenvolveu a melhor e mais robusta dobradiça de quadro dobrável, a OCL+ que equipa as gamas Verge, Eclipse, Vektron e algumas Link. 

A nova dobradiça TFL
A TFL é segundo a Tern superior à OCL, usando algumas tecnologias e formatos que permitem zero vibrações neste quadro de duas tubagens centrais e divididas em 3.
A Tern também melhorou o seu conhecido Physis 3D.

Assim a olho nu a diferença é que dobra no sentido contrário por causa do novo tipo de dobragem. Nota que vem com o avanço regulável Andros, permitindo ajustes sem ferramentas para alturas entre 1.47m a 1.95m

Um novo rack traseiro compatível com alguns panniers mais finos e com rodinhas


GSD DNA :)) A mesma testa de quadro da GSD, o mesmo tipo de slot para suporte de cargas, a mesma chapa com o logo da Tern.
Aliás toda a parte da frente é uma mini GSD mas com dobradiças, sendo a traseira idêntica às gamas Verge e Vektron.

Mas há novidades também no campo dos acessórios
  
  

Para além do Air Porter Slim de transporte há uma capa própria, uma mala de computador frontal para o klickfix (quero!) e um suporte frontal para cargas mais pesadas. Há agora um adaptador Klickfix para esta slot e que também é compatível com a GSD (finalmente!)


A BYB está disponível em dois modelos

P8
Shimano Acera 8v
14.3kgs
azul, creme ou bronze



S11
Shimano Ultegra 11v
Rodas Kinetix Pro X
12.7kgs
cinza


É uma bicicleta com aspecto robusto e sinceramente, com o seu tamanho dobrada  (33 x 81 x 51 cm) não a consigo colocar no segmento da micro mobilidade que a Tern anuncia. Sim a ideia é ser usada para o last mile, mas a configuração dela, o conforto da condução e capacidades de carga fora do habitual apontam mais para uma mini cargo bike dobrável do que algo que possa concorrer com mini dobraveis de roda 16 ou trotinetas naqueles 2/3 ultimos kms e em espaços ultra apertados do metro de Lisboa ou urbano de Sintra.

Veremos quando tiver comigo este novo brinquedo para testar e fotografar

Tudo isto foi mantido em segredo durante os 4 anos de desenvolvimento e no ultimo mês a Tern enviou aos maiores canais de reviews um prototipo para testes, com a condição de sigilo absoluto. Seguindo o exemplo da Apple, disponibilizou logo de imediato a BYB para reserva e entregas ao fim de um mês. Enquanto isso vários sites publicam no mesmo dia do anuncio (hoje) as suas reviews.

Podes ver as reviews nestes links:
https://www.forbes.com/
https://www.bikeradar.com/
https://www.wired.com/



Entretanto fica atento porque vou colocar o produto para reserva na loja online, podes até já pedir uma por mensagem, as entregas serão durante Julho.

Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.






Comentários