Transportar crianças em bicicletas dobráveis


O transporte de crianças em bicicletas dobráveis é possível, mas há sempre algumas condicionantes, nomeadamente respeitar o peso total suportado pela bicicleta, o sítio onde a cadeira é colocada, entre outros.

Cada marca têm sempre vários modelos e cada modelo as suas especificidades. Aqui vais encontrar listado soluções já testadas em várias marcas/modelos.


Polisport Bilby Jr - 9 meses a aprox. 3 anos (até 15kgs)
Uma cadeira leve, que fica entre o espigão de guiador e o guiador. O adaptador colocado no espigão do selim, em baixo o mais próximo do aperto. Há bicicletas em que esta solução é perfeita, outras que não. Depende do tipo de dobragem e outras características. Por ex. na maioria das Dahon ou outras marcas/modelos que dobrem da mesma maneira, é aconselhável um descanso duplo para ela ter onde pousar. A maioria das dobráveis suportam pesos até aprox. 100kg, por isso faz bem as contas.










Bobike One mini ou Exclusive mini frontal (Brompton)
Desenhadas para se fixarem no tubo da frente, como as dobráveis tem um espigão dobrável à frente geralmente em alumínio e telescópico, recomenda-se apenas para bicicletas para espigão de aço como as Brompton. E é necessário um adaptador especial não fornecido pela marca para corrigir o ângulo.







Adaptador especial para Brompton


Polisport Groovy - 3-6 anos (9 até 22kgs)
Uma cadeira leve (3kg) que fica suspensa na traseira da bicicleta, existindo uma versão própria para quadros pequenos.
O adaptador colocado no espigão do selim, o mais em baixo possível. A bicicleta quando dobrada, não permite descer o selim para ficar pousada. Recomendamos o uso de um descanso duplo que recolha para o lado esquerdo


Falo sobre esta cadeira neste post



Bobike One e Exclusive traseiras
Cadeiras um pouco mais pesadas mas muito robustas e design elegante. Qualquer cadeira pode ser colocada num suporte traseiro alto universal que suporte até 25kgs, a maioria. As cadeiras no suporte traseiro não comprometem a dobragem. Recomendo a nova versão do Zefál R70



Yepp Maxi
Uma cadeira mais robusta de 1 a 6 anos que pode ser colocada em suportes compatíveis como o Cargo rack. Apesar de ser uma solução mais pesada, a vantagem é que não compromete a descida do espigão de selim. O suporte Cargo rack tem abas compridas que permite adicionar panniers em conjunto com a cadeira. É compatível com todas as Dahon, Tern, Bickerton e outras onde seja possível colocar este suporte



Atrelados Croozer
Menos práticos para andar em ruas movimentadas, sendo por isso mais indicados para ciclovias, passeios longe da confusão ou cicloturismo. São também a melhor opção no que toca a estabilidade e capacidade de carga (crianças maiores e compras)
A Croozer tem um modelo com suspensão e outro sem e existe a versão de 1 ou 2 crianças. Como são dobráveis são o complemento ideal para viagens grandes (ex. combinação com comboios ou autocarros).
Para desengatar o Croozer basta carregar num botão.
Compatíveis com a maioria das bicicletas. - ver mais info aqui

Croozer + Brompton. Créditos da foto Frodon


Notas finais
Atenção que a maioria das marcas não oficializa estas soluções (maneira simpática de dizer que não recomendam ou que não se responsabilizam), por isso cabe ao utilizador perceber se a bicicleta que tem oferece segurança mínima, nomeadamente se a estrutura do quadro é robusta o suficiente principalmente na zona de maior tensão, a dobradiça. Por ex. a maioria das bicicletas de baixo custo têm graves problemas a lidar com a pressão nessa zona e no pior dos cenários podem partir ao meio em andamento. Outro problema é a qualidade e resistência das peças como o espigão de selim, guiador e a estrutura das rodas que podem empenar facilmente com peso a mais.

Por isso para uma utilização diária com ou sem cargas só recomendo marcas especialistas, as únicas que habitualmente passam por este blog.

Se tiveres dúvidas por favor escreve-me antes de avançares para alguma solução.
Podes ver e encomendar tudo isto aqui: bklisboa.pt

Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.

Comentários