Top 10 bicicletas dobráveis mais compactas

Uma tabela comparativa é sempre muito útil na hora da decisão. Não é nada fácil andar de página em página a comparar modelos e pode ser mesmo frustrante e nada conclusivo.
Resolvi escolher cerca de 60 modelos, todos eles de excelentes marcas e disponíveis no mercado Europeu. Há modelos que têm várias configurações (ex. Brompton ou Bike Friday PakiT) mas como é principalmente uma tabela de tamanhos, contei só com o modelo base ou mais procurado

Por favor dá o devido desconto a eventuais falhas que possas detectar e até agradeço o feedback. Não é fácil ter as medidas todas certinhas, até mesmo os próprios sites das marcas falham, tenho de confirmar em reviews, etc. Por ex a Ori nem sequer tem tamanhos e pesos no site, apesar de ser muito compacta e leve ficou excluída.

Que as tabelas sirvam apenas de referência e não para descredibilizar este ou aquele modelo/marca. Na prática ver uma característica (só peso ou só tamanho) não pode ser decisivo, porque não adianta ter um tamanho super compacto se depois penaliza na condução. Mas também haverá pessoal que apenas quer uma coisa ultra leve e compacta para aquele 1 ou 2km que não quer fazer a pé. E depois há a forma como dobra que pode ser óptimo para ti, mas pouco prático para outro.
Obviamente as bicicletas eléctricas como a Vektron ou as de rodas maiores (24,26) ficam de fora, mas estão na lista integral para comparares (download do pdf no final)

As unidades são em cm. e em kg.
A medição tem em conta a forma principal de posicionamento quando dobrada. Por ex. o comprimento da Strida ou da Tern BYB é basicamente a roda e menor do que a sua altura, apesar destas poderem estar noutra posição.







Nota, o peso é sempre relativo porque podes diminuir peso alterando componentes. Marcas como a Brompton permitem configurar os modelos com menos velocidade e peças mais leves como titânio que facilmente podiam ocupar aqui os primeiros lugares. O mesmo para a Dahon Curl, Curve e outras.












Nota: Brompton sem velocidades ou 3 e com partes em titânio pode chegar aos 8/9kg facilmente. A Dahon Curve já teve modelos no passado com 10kg e pode-se baixar ainda mais dependendo das peças.

Links para aquisição
Bickerton - bklisboa.pt/bickerton
Brompton - bikepop.pt (Lisboa) ; veloculture.pt (Porto)
Tyrell - tyrellbike.de (podes pedir-me para encomendar, não está no site bklisboa.pt)
Bike Friday - bikefriday.com (a importação é cara mas possível, envia-me mensagem)
Birdy - r-m.de/en-en/models/birdy (podes pedir-me para encomendar, não está no site bklisboa.pt)

E é isto, podes fazer aqui o download do pdf com a lista completa de bicicletas. 

Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.


Comentários