A Vigor sempre foi alta gama da Dahon e este ano para se baixar um pouco o valor, em vez de optarem por transmissões mais caras, mantiveram o essencial e construíram uma com 9 velocidades Sram X5 que é média gama mas que continua a ser o suficiente para as necessidades da maioria e tornando-a uma das melhores bicicletas que o dinheiro pode comprar.
Com um quadro em alumínio de parede interna reforçada (Dalloy), hidroformado e escora traseira oferece um pouco mais de robustez a troco de mais umas gramas em relação à mais conhecida Dahon MU.

A passagem interna de cabos, característica das altas gamas Dahon. Cabos/espirais da Jagwire específico para Dahon. A dobradiça é a V-Clamp, que permite menos contacto entre as duas partes, evitando assim mais vibrações.
A Vigor D9s está equipada com um grupo Sram X5 e uma cassete versátil de 11-30 dentes
O prato pedaleiro de 53 dentes, tem protecção e guia de corrente para não saltar
O espigão de guiador da Vigor dobra para fora aumentando um pouco mais um volume, mas a dobragem torna-se um pouco mais rápida. Este perne do espigão encaixa na peça do quadro da primeira foto.

Um avanço regulável com uma chave sextavada que se encontra no interior. O chamado Dr. Hon`s First Aid Kit

Pelo nome parece um kit completo, mas é uma simples sextavada (em inox) dentro de um pequeno cilindro. Mas é brilhante. E dá para quase todos os parafusos dela.

Manipulo Sram X5 e manetes de travão Avid. Os punhos são ergonómicos da Selle Royal

Aperto de selim cónico e ergonómico, assim como o aperto da dobradiça V-clamp do quadro
Um selim mais performance que podes querer trocar
Travões Tektro precisos e pneus Schwalbe Road Cruiser com faixa reflectora e anti furo.
A dobragem é como tinha dito um pouco mais rápida por o guiador dobrar para fora. O sistema magnético é suficiente mas obviamente que é menos eficaz do que nas demais Dahon, por ter o peso final distribuído de forma diferente(mais peso para um dos lados). O certo a transportá-la é estar do lado esquerdo e com o braço direito segurar o selim ou escora traseira.
O peso final não chega a 12kg e o tamanho é 66 x 34 x 81 cm
Equipamento
A experiência é sempre condicionada pelos acessórios, muitas vezes temos uma má experiência porque não tínhamos isto ou aquilo à mão, que pode ser desde a simples grade para levar uma garrafa de água a um kit de luzes para quando já se volta de noite
A Topeak alemã tem soluções muito bem desenhadas e robustas como esta grade Ninja X1 que tem desmontas anexados e encaixe no fundo para outros acessórios Topeak
A japonesa Cateye tem óptimas opções e de grande qualidade esta Ampp 500 em baixo tem até 500 lumens, mais do que o suficiente para a maioria das situações.


Para trás tens as Rapid, neste caso a Mini. Todas elas com carregamento usb.
Falei delas aqui: https://www.minivelocentral.com/2021/03/iluminacao-cateye-e-suporte-traseiro-na.html
Klickfix
Klickfix
Como quase todas as Dahon tens compatibilidade para adaptadores de carga que não interferem na direcção (Dahon Valet Truss, Klickfix e Brompton) Neste caso foi pedido o adaptador klickfix da Tern, o Luggage Truss
Outro produto Tern, as malas frontais "Go-To bag" com bolsas traseiras acessíveis sem ter de se sair da bicicleta
Para quem gosta mais de cestos tanto a Basil como a Klickfix têm excelentes opções que aguentam até 7kg. Este da imagem é da Basil e enquadra-se muito bem no desenho final.
Ainda tens os suportes que permitem cargas mais volumosas. Em cima o Luggage rack da Vello feito pela marca para a sua bicicleta mas que é compatível com qualquer adaptador Klickfix. Há também o famoso Vario rack.
Podes ver isto tudo aqui
Dahon Vigor - https://www.dahon.pt/bicicletas
Equipamento - https://www.dahon.pt/equipamento-dahon
Dahon Vigor - https://www.dahon.pt/bicicletas
Equipamento - https://www.dahon.pt/equipamento-dahon
Segue o minivelocentral.com aqui, recebe por email os novos posts e partilha nas redes se achaste interessante.
Comentários
Enviar um comentário